Helllo pessoas. Tudo bom? Prazer sou a Malú e estou mega feliz em fazer parte do blog, tentarei trazer o melhor para vocês.

Bom hoje trago algo um tanto polemico no meio literário, a questão dos livros digitais. Sabe-se que a certo tempo eles vem ganhando força no nosso meio, mas será vantajoso eu mesma sou escritora de livros digitais (sim pois é, qualquer dia conto sobre isso) e vejo muitas pessoas em duvidas e vale ou não.

Outros veem com certo olhar estranho ao ouvir a palavra livros digitais, mas será que realmente vale a pena ter um digital, quais os benefícios de um livro físico e quais os contras dos digitais, a muito isso ronda as redes sociais então vamos lá.



Os ebooks conhecidos como livros digitais estão a todo vapor em plataformas como Amazon, Wattpad, Spirit, Nyah e também em sites para leitura e baixar gratuitamente. 
Como vantagens esses livros possuem:
- Baixo custo de entrada no mercado;
- Distribuição sob baixo custo, com alcance global;
- Sem custos de manufatura de cada unidade, sendo apenas o design inicial, formatação e conversão;
- Espaço na estante ilimitado e eterno;
- Entrega quase imediata;
- Experiência de leitura altamente portátil e customizável;
- Leitura ampla em múltiplos dispositivos, como: tablet, smartphone, eReader, desktop, etc.

Porém existem pessoas que se recusam a pagar dez a quinze reais em um eBook, afirmam que o livro não vale tudo aquilo ou os leitores preferem juntar e comprar um fisico.
Para autores que publicam em livros digitais normalmente pensam que estão confundindo preço com valor. Para a maioria dos autores não descobertos, seus livros só valem o que os leitores estão dispostos a pagar por eles, o que geralmente não é muito. Pelo menos, quando você publica um eBook, que não tem nenhum custo de reprodução adicional além da criação do arquivo, você pode manter o preço baixo e compensar em volume de vendas. Este é um método comprovado de construir uma base de leitores e os autores que publicam apenas impressos estão perdendo isso.
A existência do eBook, além de favorecer muitos autores, também favorecem aos leitores da atualidade. Em um mundo onde estamos constantemente conectados e ligados à tecnologia, os livros digitais são indispensáveis, inclusive, como suporte para atividades escolares. Para estes, o livro digital se restringe à leitura, abrindo espaço para a exploração e compreensão desta leitura. Com os livros digitais, os jovens, principalmente e sendo um dos maiores públicos da literatura, passam a obter mais acesso aos livros e ao conhecimento por meio deles, o que antes se tornava difícil pela disponibilização dos livros apenas pelo meio físico, o que fazia com que muitos perdessem o interesse.


Chegamos aos lindos impressos, quem não ama ter um livro na estante e dizer é meu? Eu particularmente amo os livros impressos, a experiencia tátil com ele é maravilhosa.
Existe uma pequisa onde são apontados que existem apenas 4% de leitores que compram livros digitais, assim 96% compram impressos. Existem pessoas que preferem os impressos pela simples afirmação "Eu imagino com o livro em mãos" sim muitos são assim, principalmente se esse for um livro favorito. Dentre as vantagens de se ter um impresso podemos citar.
- A experiência tátil: o toque do livro, o peso e cheiro do papel, as páginas marcadas. Isso é difícil de emular nos livros digitais;
- A experiência de coleção: muitos leitores amam mostrar sua biblioteca pessoal em estantes;
- A experiência de aprendizado: muitos acham mais fácil estudar com vários livros abertos na mesa, em comparação à várias janelas em um dispositivo eletrônico;
- A experiência de revenda: você pode trocar um livro usado por créditos na loja, vendê-lo ou dá-lo. Mesmo que você possa dividir eBooks, não é a mesma coisa;
- A experiência de compra: livrarias são mágicas. Compras online são experiências solitárias.
As vantagens são enormes e ai vai minha opinião: 
Digitais ou impressos? 
Ambos, simplesmente pelo fato, o ebook para mim é ótimo em diversas ocasiões ou estar sem bufunfis ou para ter certeza de que gostarei do livro físico.
Utilizo como uma forma de ganhar experiência e de testar minha opinião, ja cheguei a comprar físicos que literalmente detestei. Poderia ter lido parte do digital antes e me livrar de perder quarenta mangos.
Impressos eu amo comprar e acho muito válido ter de lembrança ou de enfeite na estante. E como citei acima as vantagens mais me agradam, pois com ele não estou forçando meus olhos a luz do celular e correndo risco de aumentar minha miopia. 

E então qual sua opinião digitais ou impressos conta ai! Quero saber em.


Agradecemos por sua visita. Deixe um comentário e nos mostre sua opinião sobre este post :D