Quote Semanal

“— Ah, Edward.— Ela suspirou enquanto ele acariciava seu rosto com as mãos ensanguentadas e a beijava delicadamente.

Edward afastou o rosto dos lábios dela.

— Eu amo você”

—O Príncipe Corvo

Resenha: As Faces da Luz - Tatiane Durães


Sinopse: Ao ser forçada a atravessar um portal por um imenso lobo, Tayara se depara com um mundo que jamais imaginara. Elfos e bruxas passam a fazer parte de sua realidade, mas o que ela não sabe é que seu destino foi traçado muito antes de seu nascimento.
Agora ela terá que escolher entre a razão e o coração, pois ao se apaixonar por um elfo, descobre que uma forte maldição a prende a ele. Em busca de se conhecer melhor, Tayara inicia uma aventura repleta de magia e descobertas, fazendo com que o leitor perca o fôlego a cada página.

Ficha Técnica:

Título: As Faces da Luz - Trilogia Arcantatys - Livro I
468 páginas
Avaliação:




Tatiane Durães nasceu em Monte Mor, onde mora até hoje. Tem 29 anos, é assistente administrativo, formada em Administração de Empresas na Unip - Universidade Paulista. Com quinze anos leu O Alquimista do Paulo Coelho, se apaixonou pela literatura e não parou mais de ler. Em 2013 começou a escrever sua primeira história depois de ficar imaginando vários finais diferentes para livros e filmes que lia e assistia. Um ano depois seu mundo ganhava vida no nome de Arcantatys.


Capa e Diagramação: A capa é simplesmente perfeita (meus parabéns à Marina Avila por isso). Todos sabem que olho a capa e depois a sinopse, não tenho vergonha de dizer isso. Ela tem um fundo preto e é toda fosca, gente, vocês tem noção? A lombada dela fica tão linda junto com meus outros livros...A diagramação é simplesmente impecável! A editora Arwen e o André C. S. Santos ganharam minha profunda admiração. Logo no começo do livro temos o mapa de Arcantatys!  Cada novo capítulo se inicia em uma nova página, com numeração, título, narrador e um enfeite maravilhoso. Ao longo do livro temos ilustrações dos personagens principais que também tem seus rostos estampados nos marcadores que vieram junto com o livro, os desenhos foram feitos pelo Franklin Fernandes e ele merece um prêmio pelo talento. As folhas são amareladas e a letra tem um tamanho ótimo que torna a leitura agradável (meus olhos agradecem). Ah, tem uma coisinha muito legal que não posso deixar de falar. Os livros da Arwen vem todos com classificação indicativa atrás, e o "As faces da Luz" é considerado para maiores de 14 anos.



Resenha: A história de As Faces da Luz começa descrevendo um pouco do dia-a-dia da nossa personagem principal, a Tayara. Ela era uma garota comum, cantora de uma banda que formou com os amigos, adorava uma noitada, era orfã de pai e morava com a mãe em uma casa perto de uma reserva florestal da Serra do Mar no estado de São Paulo.
Nesses dias ela começa a ter sonhos e visões estranhas, de acordo com sua mãe ela estava deixando sua mediunidade fluir, mas não era bem isso não.
Certo dia um lobo enorme aparece em sua casa e obriga ela e a mãe a passarem por um portal mágico. E é aí que começa toda aventura.
Elas foram transportadas ao mundo mágico de Arcantatys, onde todas as criaturas mitológicas e sobrenaturais existiam, onde a natureza predominava e era respeitada. Em Arcantatys, há anos existia uma guerra entre o bem e o mal, ora oculta, silenciosa, ora violenta e destruidora. 
"- Ela não conhece nosso mundo, nem conheceu como ele era antes - Nasser ia contando e todos concordavam e se olhavam - nosso mundo é tão grande quanto o seu. Tínhamos mais florestas do que você possa imaginar, havia também humanos, vampiros, lobisomens, fadas, duendes, elfos, todos viviam em harmonia, até os bruxos, apesar de não se misturarem muito. Não sabemos exatamente o que aconteceu naquela época, porém o que contam é que alguns bruxos descobriram um livro antigo, o qual continha magia proibida e começaram a estudá-lo e essa magia os consumiu. No começo, todas as espécies, até bruxos, se uniram para combatê-los, mas eles eram muito fortes, então os bruxos brancos junto com uma bruxa em questão, que você sabe quem é, conseguiu derrotá-los, ela tinha o dom de absorver a magia dos outros sem matá-los, mas a magia que ela absorveu era maligna demais e ela acabou se corrompendo e virou o que todos conhecemos."
E foi por isso que Rei Cedric mandou que buscassem Sônia no mundo dos mortais, pois ela era descendente de uma linhagem de um príncipe elfo com uma bruxa de uma linhagem poderosa, sendo assim, ela era metade elfo e metade humana, digna de ser a rainha de um outro grupo de elfos que havia se dividido; com ela como rainha eles poderiam juntar forças e destruir o mal de uma vez por todas —, no entanto, junto com ela veio Tayara, sua filha.
Para a jovem, aquele mundo era estranho e nada reconfortante. E após sua chegada, ela começa a ter sonhos com uma mulher ruiva que dizia constantemente que as duas eram uma só. Sem mais nem menos, Tayara começa a agir de maneira esquisita como se aquela mulher a controlasse.
Com isso, foi descoberto que Tayara era a reencarnação de uma bruxa negra, Ágatha, que causou destruição e dor por onde passou.
"Ágatha? Era o nome da mulher que eu havia visto no sonho, ela era uma bruxa. Até onde isso era ruim? Pela expressão na face do rei e de Aodh, era horrível."
 Essa bruxa "traiu" seu companheiro, Edwin, se apaixonando por um elfo prometido. Ela matou a noiva de Aodh, seu amor, e o perseguiu querendo que ele se juntasse a ela. Mas ela acabou sendo morta pelas mãos de seu amado. Antes de morrer, ela lançou uma maldição sobre ele. Ele não se apaixonaria por ninguém a não ser ela. E assim se fez.
Tayara, tendo Ágatha dentro de si, se apaixonou por Aodh e ele, se rendendo à maldição, por ela.  
"Que bela idiota que eu sou, de que isso adianta? Eu sou o castigo dela, uma humana boba, que se apaixonou pelo mesmo elfo que ela. Que bela ironia e agora ainda eu estava destinada a consertar toda merda dela."
O problema é que os elfos odiavam os bruxos, principalmente Ágatha que foi a responsável pelo caos que os assolava, e quando descobriram que Tayara era a reencarnação de Ágatha, a aldeia fica apavorada e quase todos temem Tayara.
"Você é uma bruxa, tenha orgulho. Deixe sua magia fluir, tomar conta de você, preenchê-la, você fica tentando dominá-la, como se tivesse medo. Aquilo que está dentro de você faz parte de quem você é."
A partir do momento que os poderes de Tayara começam a sair, fica cada vez mais difícil dela encontrar seu lugar nesse mundo. E o pior de tudo, era cada vez mais difícil de não ceder ao poder da magia negra de Ágatha. E ela ainda tentava concertar os erros que Ágatha cometeu, pois se sentia culpada por tudo aquilo que a bruxa havia causado, e isso acarretou com que ela entrasse de cabeça nessa guerra antiga.
"Eu corei com o comentário, não queria ser conhecida, eu nem sabia direito o que estava fazendo aqui. Tinha entrado de gaiato na história da guerra entre o bem e o mal, quando minha mãe havia sido chamada para esse mundo e eu vim junto. Agora eu ia ser conhecida? Isso me dava a sensação que seria uma responsabilidade enorme e eu não sabia se queria isso."
Impressão final: 
Eu não sei se ficava angustiada ou irritada. As Faces da Luz é um daqueles livros que o cerco vai se fechando pra cima da protagonista. Era um problema atrás de outro, durante a leitura eu até fiquei com dó. Mas Tayara se mostrou uma personagem forte, honrada, que fazia de tudo para ser o mais boa possível apesar das circunstancias. Apesar de ainda torcer pelo casal, eu peguei um certo ódio por Aodh, onde já se viu agir do jeito que ele agiu?
Em relação a esse livro eu só tenho uma ressalva a fazer: a revisão. No começo eu encontrei uns errinhos bobos que todo livro tem, mas também encontrei dois que incomodaram um pouco. 
1-No capítulo 14, página 171, diz que o ponto de vista é da Tayara, mas na verdade era do Rei Cedric (os capítulos são narrados em sua maioria pelo rei e pela Tayara, menos o 30 que é narrado pelo Reagan), isso me deixou confusa durante o capítulo, e tive que reler para entender que não era a Tayara narrando. 
2- No final do capitulo 28, na página 435, um trecho grande do capítulo foi escrito duas vezes. 
Tirando esses dois que atrapalharam um pouco a leitura, esse livro é instigante, viciante e apaixonante. A leitura é leve e fluída. Não tive vontade de soltar o livro uma vez sequer. Ele nos mostra que até a pessoa mais maligna tem luz dentro de si, a menos que esteja sem sua alma, aí ferrou. Ele trata de questões como o preconceito pelo diferente e o julgamento precipitado de uma maneira beeem distinta. 
Quando o livro acabou eu não acreditei, achei que tinha pulado alguma página por que não podia ser, isso era maldade. Daí a Tatiane vem me falar que a continuação só irá ser lançada em novembro e eu fiquei arrasada. Favoritado com toda a certeza.

Recomendo esse livro à todos os amantes da literatura fantástica e nacional (recomendo aos que não gostam também, vai que assim você para com esse preconceito? Sem ofensas).

Trilogia Arcantatys:
1-    As faces da Luz
4-    A Última Face

Beijinhos da Mady.

36 Comentarios "Resenha: As Faces da Luz - Tatiane Durães"

  1. Oi Mady,

    Fico feliz que tenha gostado de Arcantatys. Quanto ao Aodh, todas se sentem assim em relação a ele. Acho que a única que prefere ele, é minha mãe. Hahahaha...
    Em relação aos erros.. Eu já tinha sido avisada por outros leitores, e já os passei a editora. A próxima tiragem já vai sair bem melhor.
    Obrigada por ter lido e se aventurado com a Tayara.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Tati!
      Fico feliz em vê-la por aqui!
      Tecnicamente, eu torço pelo Aodh. Eu odeio o jeito que ele age, mas prefiro ele.
      Fico feliz em saber que os erros serão corrigidos, assim os futuros leitores poderão se divertir mais ainda em Arcantatys.
      Ah, eu que agradeço por você ter criado esse mundo maravilhoso. Estou louca para que As Faces da Sombra seja lançado.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  2. Oi!! Esse livro é minha próxima leitura e estou ansiosa para conferir, confesso que o tanto de personagens e reviravoltas expostos me deixaram uma pouco perdida kk mas eu sou meio (muito) devagar, então geralmente só consigo me associar ao conhecer a história. Gostei do modo como você apresentou todas as partes importantes da obra e principalmente dos quotes e tenho certeza que ficarei com raiva do Aodh assim como você u.u Estava adiando a leitura, mas ela me chama cada vez mais, só espero que ao terminar não demore muito para ter o próximo! Muito boa a resenha. E graças a você não irei ficar perdida no capítulo com o nome trocado e descobri que vem realmente a indicação, ótimo trabalho da Editora Arwen!
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Brook!
      Não se preocupe, a autora vai nos apresentando tudo aos poucos e você conseguirá facilmente se aventurar em Arcantatys.
      Kkkkk Fico feliz em saber que você tenha gostado da resenha. Aodh é um idiota, mas eu ainda o amo. A editora Arwen fez, realmente, um bom trabalho. Você vai gostar muito do livro, não adie mais, atravesse esse portal, moça.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  3. Oie...
    Adorei a premissa do livro e com certeza irei ler a obra, principalmente quando você mencionou que Tayara é um personagem forte, simplesmente AMO personagens assim ;)
    Sobre a sua ressalva, fico bastante incomodada com esses errinhos e inclusive acho que as editoras deveriam dar uma atenção á mais nessa questão.
    Beijos e parabéns pela maravilhosa resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diane.
      Fico feliz em saber disso. Arcantatys é um lugar muito legal.
      Eu também me incomodo com esses errinhos, mas a Tati já nos garantiu que a editora irá concertá-los na próxima tiragem, por isso você pode ficar tranquila.
      Agradeço pelo carinho e pela visita.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  4. Olá!! :)

    Eu nao conhecia o livro mas fiquei muito curioso!! :) ahah Quero ler o livro em brvee, ate porque amo literatura fantastica e adorei a premissa! :)

    Que bom que adorate assim o livro!! :) Eu gosto muito de personagens fortes que ultrapssamas circunstancias menos boas!! :)

    Ah! Esses erros de repetiçoes e trocarema narraçao sao mesmo muito graves, na minha opiniao!! :(

    Mas vou ler em breve!! :) Tenho mesmo muita vontade!! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Fico feliz em saber que gosta desse tipo de livro e que minha resenha lhe despertou interesse em ler essa obra nacional.
      Sim, sim, eu também acho. Os erros já foram passados à editora e eles concertarão na próxima tiragem, então você pode ficar tranquilo.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  5. Oi

    Infelizmente não curto livros de fantasia e por isso não senti muita vontade de conhecer mais de As faces da luz. E olha que não é por preconceito.Mas concordo quanto você diz que a capa é incrível. Bom saber que foi uma leitura que agradou e o final te deixou enlouquecida! Adoro quando isso acontece.
    Valeu a dica ;)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rízia.
      Não, imagina, eu não quis dizer exatamente preconceito. Eu quis dizer que esse pode ser o seu livro-gatilho que fará você começar a simpatizar um pouco mais com o gênero. Sinto muito se passei a impressão errada.
      Agradeço pela visita.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  6. Olá,
    Que capa mais apaixonante, confesso que compraria só por esse detalhe, porque sou dessas haha Enfim, eu gostei bastante da premissa e com certeza gostaria de ler também. Amo livros sob o gênero de fantasia, por isso esse título chamou tanto a minha atenção. Fico feliz que você tenha gostado, o que me motivou ainda mais a querer ler também.

    Beijos, Fer
    http://www.segredosemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fer!
      Eu também sou dessas. Na verdade eu comprei esse pela capa mesmo. Kkkkkkk Depois dele chegar aqui que eu fui ler a sinopse >.<
      Fico feliz que eu tenha te motivado a ler. Afinal, esse é um dos objetivos do blog. Incentivar a leitura. Principalmente se for nacional.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  7. Curti bastante a resenha e o livro, adoro fantasia, estou com alguns para ler ainda, mas se der tempo ponho na lista! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thami!
      Coloca na sua lista, sim! Você não vai se arrepender!

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Que bom que gostou do livro, eu já vejo esse livro faz tempo e fico só na curiosidade, nunca tinha parado para ler uma resenha e realmente percebi que ele parece ser ótimo, fiquei de bobeira esse tempo todo, não sabia do que se tratava o livro, ficava apenas admirando a capa , nem a sinopse eu tinha lido hahaha. Mas quero muito ler ele, espero que consiga ler até o fim do ano, porque ele parece ser ótimo!
    Beijos,

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Então, corre guria! Atravessa o portal pra Arcantatys o quanto antes! Você vai amar.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  9. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, vejo muitos comentários positivos sobre a obra e a sua resenha está bastante empolgante também. Eu acho a trama muito intrigante e gostei de ver a sua opinião sobre a obra e de saber que você gostou do livro e até o favoritou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beatriz!
      Fico feliz em saber que a resenha despertou seu interesse. Pode ler sem medo. Se joga!

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  10. Oi Mady!
    Como vai?

    Eu sou a louca das fantasias sabia? Eu dei uma parada nas leituras do gênero, porque tava ficando repetitivo de tanto que eu lia. To começando a voltar a ler esse livro apareceu na hora perfeito. Adorei que a protagonista se lasca um pouco e que o círculo vai se fechando ao lado dela. Espero muito ler, tomara que revisem esse livro, porque tenho agonia de erros em livros. :(

    Ótima resenha!

    bjs =)

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Tudo bom?
    Nossa que barra deve ter sido para Tayara ir para um mundo onde todos a temem por ser a reencarnação de uma bruxa que destruiu em vez de ajudar, achei bacana ela querer ajudar nessa guerra e melhorar o que Agatha fez.
    Eu achei a capa linda também, mas quando vi o problema com a revisão me desanimou um pouco, mas mesmo assim vou tentar ler o livro.
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. A capa do livro é show!!!
    Morri de dó de você entregar seu coração par ao livro e a continuação sair só em novembro... rs Como essas autoras são malvadinhas!
    Não curto muito fantasia, mas curti a premissa deste aqui.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Mady,
    A premissa desse livro me atrai demais. Gostei muito da sua resenha e fiquei bem curiosa para saber como as coisas acontecem para a protagonista, pois não deve ser fácil viver com problema atrás de problemas, mesmo ela sendo forte e determinada.
    Como adoro uma boa fantasia, não posso deixar esse livro de fora.
    É uma pena esses dois erros, acredito que confunde muito o leitor, mas eu já sei, então, devo relevar rs.
    Beijos.
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Oi Rayssa, tudo bem?
    Não havia ouvido falar do livro ainda, mas a sua resenha me deixou curiosa. Adorei a premissa do livro, amo essa ideia dos autores criarem uma protagonista que não se encaixa em alguma situação e no caso, essa protagonista é uma pessoa boa, só que com um passado sombrio. Amei a forma como você disse que ela é uma personagem forte ao enfrentar esse preconceito e o medo que as pessoas tem dela. Ah, também achei a capa maravilhosa! Sua resenha me chamou a atenção e espero ler o livro um dia.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Não tinha ouvido falar do livro ainda e sua resenha me deixou muito curiosa! Achei muito legal isso da Tayara ser reencarnação da bruxa maligna sendo filha da única esperança da comunidade. Fiquei curiosa sobre o romance, e o que o rapaz fez para você não perdoá-lo. Estes erros que você encontrou me desanimaram um pouco de comprar o livro, sabia? Espero que em uma próxima edição a editora arrume isso.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, Mady, tudo bem? Eu acho tão linda essa capa! Como não amar?! Sua resenha ficou perfeita, e eu fiquei curiosíssima para conferir essa leitura, pois amo sobrenatural e essa premissa está fantástica, cheia de elementos interessantes!! Espero ter a oportunidade de ler. Obrigada pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro. Eu comprei a nova edição de AS FACES DA LUZ da autora por conta de algumas mudanças que tiveram e quero ver se leio assim que puder, porque estou fazendo uma mesclagem com alguns livros que estou lendo esse ano. Mas quando se tem alguns erros e até algumas coisas desnecessárias realmente atrapalha. Mas mesmo assim já vi ótimos comentários sobre a história e quero muito poder conhecer, porque a autora pelo que pude ver tem uma escrita muito envolvente e espero gostar bastante =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/07/novidades-literarias-3.html

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/07/resumo-do-mes-de-junho.html?m=0

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu conhecia o livro por alto, mas não sabia sobre o que se tratava. A capa desse livro é sensacional! Deve ficar lindo mesmo na estante *-*
    Eu gostei bastante da premissa dessa obra, eu gosto desses livros que acabam fazendo essa "mistureba" de humanos, com bruxas, com elfos, com reencarnações e afins hahaha! Eu fico feliz de saber que a personagem Tayara é uma garota forte e honrada, eu gosto de personagens femininas assim.
    Uma pena encontrar erros de revisão, incomodam horrores! =[
    Tô curiosa sobre o final que você falou, quero saber qual é, rs.
    Adorei a dica e ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oiee ^^
    A capa desse livro é incrível, né? Eu não sou muito fã de fantasia, principalmente as que têm elfos (não sei por que), então não é beeeem prioridade, sabe? Mas tenho curiosidade de conhecer, vejo coisas muito boas sobre a escrita da autora e sobre a história em si, então sinto aquela fisgadinha, sabe? Aiaiai, e esse final arrasador? *-* acho que vou esperar a autora lançar a continuação primeiro...haha' não sei se aguento, não.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Mady,
    concordo plenamente que a capa desse livro é perfeita, aliás como a maioria das capas dessa editora, que vem arrasando com suas publicações. Quanto a história, não é o tipo que costumo ler, mas por amar elfos, desde o senhor dos anéis, leria só pra saber como essa relação se desenvolveria. Quanto aos erros de revisão, considero os que você citou bem significativos, provavelmente a editora irá corrigi-los em uma nova edição.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  21. Se tem uma coisa que a êxito Arwen arrasa e na diagramação e capa de seus livros. Entendo perfeitamente sua empolgação ao descrever os detalhes do livro.
    Adorei o enredo com fadas e bruxas. Fantasia é meu gênero preferido é com.toda a certeza quero ler esse livro.
    BJ

    ResponderExcluir
  22. A capa é mesmo linda e apesar de não ler muito fantasias, me interessei pela premissa. Certamente também ficaria com dó da protagonista por tanto problemas, mas é ótimo quando a personagem se mostra forte, ao invés de só lamentar. Uma pena a continuação demorar!
    Beijos.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  23. Oie!!
    Uma das minhas parceiras de blog é super fan da autora, ela é uma das principais incentivadoras para eu ler o livro em questão. Assim como você, eu também tenho uma queda por capas bonitas, e acho a essa simplesmente maravilhosa. Marina Avila sempre arrasa! Comprei As Faces da Luz na última super promoção da editora, espero conseguir lê-lo muito em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Nossa, confesso que fiquei passada com esses erros de revisão... como assim dizem que uma pessoa está narrando e é outra que narra? E colocar um trecho gigante duas vezes também não é nada legal... mesmo que tenha curtido, achado o livro instigante e apaixonante, e eu tenha me interessado pela história, vou esperar que lancem uma nova edição. Não dou conta de ler algo com erro gritantes assim, mesmo que os que realmente incomodam tenham sido poucos. A capa é mesmo perfeita!

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  25. Oi..
    concordo, a capa é perfeita mesmo..
    adorei a resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi Mady, tudo bem?
    Fiquei bem feliz em ver que você gostou desse livro, eu para ser sincera não sou muito chegada em fantasia, mas o enredo dele me chama bastante a atenção. E assim como você disse, vai que eu dou uma chance a ele e eu mudo minha opinião, né? Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  27. Você sempre com ótimas indicações!
    Não conhecia a autora e nem o livro, amo fantasia e com certeza vou adicionar esse livro nas minhas leituras.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Seja um

Aprendiz!

Aprendizes pelo Blogger

Aprendizes no Facebook

Aprendizes por E-mail

Formulário de Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *