Ooooooooi, aprendizes! 
E aí, como estão??
 Fiquei sabendo que gostaram do post anterior, é verdade??
Se gostaram tanto assim vamos à segunda parte da trilogia Decompondo um livro. Hoje iremos falar sobre o que tem dentro de um livro, ou seja, o miolo. Maaaas... Esse post é composto em parte A, parte B e parte C. Eu sei, é confuso.
Decompondo um Livro - Parte 2 - Miolo | Parte A - O Que Vem Antes do Texto
Falsa Folha de Rosto
O que é: A Falsa Folha de Rosto é uma forma de criar um espaço para o(a) autor(a) fazer dedicatórias e dar autógrafos.
Utilização: Apenas o título do livro no topo ou no centro da página.

Folha de Rosto
O que é: A Folha de Rosto serve para identificar as informações básicas de um livro.    *Curiosidade: Antigamente, antes da folha de rosto era comum encontrarmos uma página com a foto do autor.
Utilização: Título, subtítulo, nome literário do autor, ilustrador / tradutor / compilador / organizadores (quando se aplicar), Imprenta (Nome da Editora, cidade, ano) ou apenas a marca da editora.

Verso da Folha de Rosto
O que é: O Verso da Folha de Rosto é onde consta as informações complementares sobre a edição do seu livro, onde devem constar os dados sobre direitos autorais e direitos editoriais e os devidos créditos.
Utilização: No topo da página, os dados sobre direitos autorais e profissionais que trabalharam no livro, dados da editora no meio da páginas e ficha catalográfica. Marca da editora é opcional.

Dedicatória
O que é: A Dedicatória é um espaço no livro onde o(a) escritor(a) dedica a obra para uma ou mais pessoas. É um espaço inteiramente do autor e não deve constar assinatura.
Utilização: No meio da página alinhado à direita para uma frase ou na parte inferior da página (também alinhada à direita) quando tiver mais frases.

Epígrafe
O que é: A epígrafe é uma frase ou um pensamento de uma personalidade sobre  o tema abordado no livro como um todo ou em cada capítulo.
Utilização: É livre o posicionamento e vai depender mais da identidade visual adotada na diagramação mas, na maioria das vezes, utiliza-se no meio da página, com alinhamento à direita. 
Prefácio
O que é: O Prefácio é um recurso que serve como um esclarecimento,  justificativa, comentário ou apresentação do texto. Pode ser escrita pelo autor do texto, mas é desejável que outra pessoa faça. Geralmente convida-se uma pessoa próxima e de preferência com notório saber sobre o tema do livro.  
Utilização: O prefácio deve ser tratado como se fosse um capítulo do livro só que antes de iniciar o texto. Percebam que o prefácio vem antes do sumário, justamente para evitar qualquer interpretação ou entendimento que ele faça parte do livro. O nome do autor sempre deve ser citado, principalmente caso seja ele um convidado.
Agradecimento
O que é: Os Agradecimentos servem para o autor agradecer as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para a realização daquela obra. Diferente da dedicatória, onde todo o livro é dedicado à aquelas pessoas, os agradecimentos são direcionadas para pessoas que fazem parte da construção profissional, pessoas inspiradoras, parceiros e outros.
Utilização: A diagramação da página de agradecimentos é livre. E, na maioria das vezes, os agradecimentos vem depois do texto, mas existem casos em que eles vem antes.

Introdução
O que é:
a) Se a introdução for escrita pelo autor, ela é parte do texto e deve ser entendida como “primeiro capítulo”, portanto, é parte do texto e deve vir depois do sumário.
b) Se a introdução for escrita por outra pessoa, ela deve vir antes do texto, neste caso então, antes do sumário.
Utilização: A introdução tem a função de explicar o texto do livro, suas motivações e ordenamento dos capítulos, nela são apresentadas em pequenas frases, as decisões que motivaram cada capítulo e/ou um resumo da ideia central de cada um dos capítulos.
Sumário
O que é: O Sumário é como o menu do livro. Nunca devemos utilizar a expressão Índice, uma vez que o índice é uma ferramenta alfabética, que auxilia os leitores a encontrarem termos e expressões mais utilizadas no texto e fazem parte dos elementos “após o texto” na estrutura do livro. 
Utilização: Listagem dos capítulos/artigos conforme eles parecem no texto, seguidos de seus autores (somente no caso de haver diversos autores) e do número do folio, ou seja, do número da página em que se inicia o texto.



E aí, gostaram?? Comentem aí em baixo o que vocês aprenderam, se esse post foi útil para vocês... Essas coisas. Apenas deixem suas opiniões. Na parte B teremos O Que Vem com o Texto, na C O Que Vem Depois Do Texto e na parte 3 teremos um post sobre o enredo. O que vocês acham que não pode faltar nos outros dois posts?  Ah, já ia me esquecendo.
Preciso saber também o que vocês acham que deveria ter no blog que não tem ou que deveria ter mais. É sério, gente. Eu quero melhorar, mas preciso da ajuda de vocês para isso. Caso ainda não tenham visto o primeiro post, clique aqui e dê uma olhadinha.


Beijinhos da Mady.


46 Comentários

  1. Oi Rayssa

    Que interessante seu post, não tinha visto nenhum deste tipo ainda pelos blogs. Gostei!
    Acabei de chegar e vou olhar os outros post. Parabens pelo blog :)
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Claudia.
      Fico feliz que tenha apreciado. Eu também não encontrei nada parecido em outros blogs, por isso decidi fazê-lo. A parte B vai ficar para segunda-feira pois estou com muitos compromissos nesses dias, mas segunda além de ter a parte B teremos também uma resenha nova de um autor parceiro, espero vê-la por aqui, viu??

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  2. Olá Rayssa.
    Que legal esse post, ajuda muito para quem quer trabalhar com livros/edição, e ajuda até mesmo para estudantes que precisam fazer um trabalho científico uma vez que as regras são bem parecidas. =)

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, são parecidas mesmo, não é?? Nunca tinha parado para pensar nisso. Fico feliz em saber que esse post está sendo útil p/ alguém. A parte B vai ficar para segunda-feira pois estou com muitos compromissos nesses dias, mas segunda além de ter a parte B teremos também uma resenha nova de um autor parceiro.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  3. Oiii,, tudo bem?
    Achei incrível essa sua postagem, realmente irá ajudar quem deseja escrever uma obra, não apenas livros mas alguns passos podem ser utilizados em trabalhos acadêmicos :)
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim, Morgana, e com você??
      Fico feliz que tenha gostado e também porquê esse post será útil a alguém. A parte B vai ficar para segunda-feira pois estou com muitos compromissos nesses dias, mas segunda além de ter a parte B teremos também uma resenha nova de um autor parceiro, espero vê-la por aqui, viu?? Não só como no próximo post, mas em todos os outros.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  4. Oi Rayssa.

    Achei bem bacana sua postagem, pois ainda não tinha visto em nenhum blog. Trazer as explicações sobre os componentes foi bom para conhecer os detalhes que contém no livro.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kênia.
      Fico feliz que tenha gostado. E foi exatamente por esse motivo que quis começar essa trilogia, eu queria fazer algo original, entende??
      Agradeço pela visita, espero vê-la sempre por aqui.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  5. Oi, adorei a proposta da sua postagem e conhecer melhor como se compõe um livro é bem instigante e bom principalmente para quem está iniciando no mundo literário como autor, pois é bom saber desses detalhes para acertar eles com a editora. Ótimo post. Continue fazendo que vou continuar acompanhando ele.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thatyane!
      Fico feliz que tenha gostado da premissa. Os próximos posts irão se atrasar pois entrei em semana de provas e estou muito atarefada. Não tinha tempo nem para responder aos comentários. Kkkkkkkkkkk Mas espero vê-la por aqui mesmo assim.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  6. Achei bacana esses post decompondo o livro, como eu disse no outro vale lembrar os nomes certinhos. Às vezes fazendo a resenha a gente até se esquece. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamiris!
      Fico feliz que tenha gostado. Você está totalmente certa, adoro colocar os nomes certinhos na resenha, esse post vai servir como um tipo de cola caso eu esqueça novamente. Kkkkkkkkkk

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  7. Oi, flor!
    Adorei sua iniciativa em apresentar as diferentes partes que compõem um livro. Eu as conheço bem, e acho que é muito especial quando os autores e os leitores passam a entendê-las melhor para que valorizem o resultado final, ou seja, o livro impresso. Não é apenas um texto que depende de um escritor. É o resultado de muitos setores e profissionais envolvidos. :)

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francine!
      Fico feliz que você tenha gostado e que mais alguém além de mim tem essa perspectiva.
      Agradeço pela visita, espero vê-la sempre por aqui.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  8. Muito interessante essa postagem para aqueles que não entendem muito o processo de composição de um livro, ou que querem tornar-se escritores independentes e não sabem muito bem por onde começar. Bjs

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Andrea!
      Tudo bem?
      Fico feliz em saber que esse post possa vir a ajudar alguém.
      Agradeço a visita, espero vê-la mais vezes por aqui.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  9. Oi, tudo bom?

    Achei muito legal a ideia do post. Faço curso de Produção Editorial e tive que estudar tudo isso no 1º semestre junto com a diagramação Hahaha Parabéns pela criatividade!

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas, tudo sim e com você??
      Obrigada! Fico feliz que tenha gostado, de verdade. É uma pena que eu não tenha feito antes, ele podia adiantar uma parte dos seus estudos kkkkkkkkk. Obrigada pelo carinho, espero vê-lo mais vezes por aqui.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  10. Olá! post super interessante, ainda não tinha visto por ai! É muito legal saber como é o processo de editoração de um livro, todo o cuidado que ele é feito. Sou louca para fazer produção Editorial, espero fazer ainda esse ano, beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Suzana! Tudo bem??
      A ideia era trazer uma coisa mais original e que pudesse ajudar as várias classes de leitores que atingimos. Boa sorte, espero que consiga fazer. Agradeço pela visita.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  11. Olha, que legal esse post. Como eu já trabalhei com livros, já sabia dessas informações, mas é sempre bom reforçar, e sempre tem quem não saiba. Um informação que faltou, foi a folha de guarda. É aquela que é colada na capa. Nos livros paperback elas não existem, mas nos hardcover tem.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nelmaliana, tudo bem??
      Obrigada pelo toque, eu havia me esquecido desse tópico mesmo. Quando fui pesquisar mais sobre ele eu até achei outros que não havia colocado antes, mas agora já atualizei.
      Agradeço por sua visita e pelo comentário.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  12. Olá Rayssa,

    achei super legal o seu post, bem instrutivo, bem explicativo, acho muito legal saber como funciona o processo de editoração de um livro, como é feito, os cuidados. Adorei. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Fico feliz que o post tenha sido instrutivo e que tenha gostado dele. Agradeço pelos elogios e espero vê-lo aqui mais vezes.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  13. Oie!!!
    Ahhahah simplesmente amei o post, além da história em sí, sempre gosto de ficar lendo essas informações adicionais que encontramos nos livros. Se elas estão lá, devem ser lidas também kkk. De qualquer forma adorei saber mais detalhes sobre como funciona a produção editorial ;)
    beijão*...*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, oi!
      Me enche de alegria ver que você tenha gostado do post. Eu também adoro ficar lendo e relendo aquelas informações, acho que isso prolonga um pouco mais meus namoros com os livros. Kkkkkkkkkkkk

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  14. Olá, muito legal esses posts que você vem fazendo no seu blog. Amei a sua iniciativa, me ajudou bastante a conhecer um pouco mais acerca da composição dos livros e tirar algumas dúvidas sobre termos que tinha. Beijos, Luan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luan.
      Fico muito feliz que eu tenha atingido meu intuito com esses posts. Fico realmente feliz em saber que você gostou deles e também que está conseguindo tirar algum proveito.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  15. Amei o texto, já sabia dessas partes, mas amei ler o seu texto mais completinho e aprender mais.Aguardando a próxima parte, a B <3

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      De verdade, fico muito alegre ao saber o quanto você gostou. Peço desculpas por minha demora com a parte B, mas minha semana de provas só acabou hoje e eu finalmente posso respirar (e responder os comentários, e fazer posts... E ler...)!
      Agradeço por sua visita e espero vê-la aqui mais vezes sim!

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  16. OI, tudo bem?
    Sim, realmente o post é muito útil para quem quer entender melhor essa organização. Eu particularmente já sabia, mas gostei muito do post. O livro é montado pensando em tudo, até nas dedicatórias com autografo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, oi!
      Tudo bem sim e com você??
      Eu não tinha conhecimento de todos só de alguns, mas, apesar de saber os nomes não fazia ideia de para que serviam, adorei pesquisar mais sobre isso.
      Agradeço pela visita.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  17. Olá, tudo bem?
    Achei bem interessante o seu post, ainda não havia visto algo do tipo em blogs. Parabéns, muito bacana seu trabalho.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Milena! Tudo bem comigo e com você??
      Fico feliz que tenha gostado do post e é sempre bom tentar inovar, não é??
      Agradeço por sua visita e pelo comentário.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  18. Está sendo muito interessante dissecar o tão amado livro,não sabia a metade das coisas que você vem descrevendo nesses posts e achei sua iniciativa incrível.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkk Está, não é? Para mim também está sendo incrível descobrir mais sobre nossa paixão e vir compartilhar esse conhecimento com vocês.
      Agradeço pela visita.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  19. Oi, Rayssa! Eu amei o seu post, nunca tinha lido nada parecido. Não sabia de várias informações e curiosidades que você colocou e adorei conhecê-las! Eu também não sabia o nome de várias seções que você colocou. Estou ansiosa para ler os próximos posts da coluna! Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Camila!
      Muito, muito obrigada pelo carinho, fico feliz que eu tenha conseguido passar mais um pouco desse conhecimento. Peço desculpas pela demora com os próximos posts, mas agora que as coisas estão mais leves na escola eu posso focar apenas nisso.
      Agradeço pela visita e pelo comentário.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  20. Olá, tudo bem?

    Eu não vi o primeiro post a que você se referiu, vou procurar por ele. :D
    Achei muito bacana você esmiuçar assim, isso faz parte do processo editorial e é bacana para o leitor ter essa visão. Curti.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana. Tudo bem sim e com você??
      O post a qual me refiro é este aqui: http://mdl-magodoslivros.blogspot.com.br/2016/03/decompondo-um-livro-parte-1.html
      Fico feliz em saber que você gostou. Quando se trata de nossa paixão todo conhecimento é pouco, não é mesmo?? Kkkkkkkkk
      Agradeço por sua visita. Tenha uma boa noite.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  21. Olá!
    Estou gostando muito de ver como o livro é construído de forma geral. São muitos detalhes que não pode passar desapercebido, pois dá trabalho e tanto editora como escritor se dedica muito para produzi-lo.
    Adorei o post.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen!
      Me enche de felicidade saber que você está gostando dos posts. Um livro é uma obra feita em conjunto, por isso acho que as outras partes da obra também devem ser reconhecidas e apreciadas.
      Agradeço por seu comentário

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  22. A obra final de um livro é um trabalho de arte, quem lê e tem amor pelos livros compreende isso muito bem. Adorei seu post, foi bem explicado e simples de entender todas as fases e processos. Parabéns pela ideia de trazer esse assunto de maneira tão interessante.
    Beijos!
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nosso amor por livros é incrível e pode ser demonstrado de várias formas. Fico muito feliz em sabe que você gostou. Obrigada pelos elogios, agradeço também pela visita e pelos comentários.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  23. Oie, muito bom esse post!
    Algumas dúvidas que eu mesma tinha acabei de entender tudo.
    Muito bom simples e objetivo.

    Beijos^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee! Fico feliz que você tenha gostado, Sabrina.
      Fico mais alegre ainda em saber que eu tirei algumas das suas dúvidas. Agradeço pelos elogios, pelo comentário e por sua ilustre visita.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir