Hola, mís aprendizes! Tudo bem com vocês?
Então! Hoje trago a vocês um post especial.
Ele é o primeiro de uma trilogia, e nessa trilogia irei trazer à vocês a estrutura de um livro. Começamos então pela capa que é composta por:

* Primeira Capa
* Segunda Capa
* Terceira Capa
* Quarta Capa (ContraCapa)
*Orelha
*Lombada

Vou falar sobre os tipos de capa primeiro para depois vermos o que é cada um desses componentes, okay?

TIPOS DE CAPA
Hardcover: É um livro de capa dura que, geralmente, conta com uma cor só e  sem muitos detalhes. Ele vem revestido com uma sobrecapa (jacket) que possui todos os 6 componentes citados mais acima. O Jacket é removível.

 Mass Market Paperback, Pocket ou Edição de bolso: É um livro menor, de baixa qualidade de papel, que não possui orelhas e que por isso pode ser encontrado com um preço mais baixo (principalmente pela qualidade do papel).

 Trade Paperback, Paperback ou Brochura: É aquele livro normal. Aquele que é o mais encontrado em livrarias daqui no Brasil. Eles podem ter ou não, orelhas (O Paperback não tem, já o Brochura tem).

Hardback: É o livro de capa dura que não possui jacket pois na própria já contem informações sobre o livro e a arte da capa.



E aí, entenderam?  O conhecimento dessas informações é uma coisa importante para escritores novatos na hora de lidar com uma editora e para leitores curiosos e/ou ignorantes nesse assunto. Agora vamos retomar o assunto principal:

COMPONENTES DA CAPA
Primeira capa:  É a parte da frente do livro, onde geralmente se encontra a arte da capa, o título, o nome do autor e outras possíveis informações.

Segunda capa:  É a parte de trás da primeira capa. Geralmente é branco, mas alguns livros possuem detalhes como cores e desenhos.

Terceira capa: É a continuação da segunda capa. A 3 capa é também a parte de trás da ContraCapa e fica depois da última folha do livro.

Quarta capa ou Contracapa:  A parte de trás do livro, onde - geralmente- se encontra a sinopse e o código de barras com o ISBN.

Orelha: Uma parte da capa que é dobrada para dentro do livro. Geralmente traz informações sobre o autor, a editora ou a obra, mas também existem casos em que são colocados comentários de blogueiros e jornalistas que leram o livro antes do lançamento.  Algumas pessoas utilizam a orelha como um marca-páginas, mas eu, particularmente, acho essa prática muito errada, no entanto isso é um assunto de outro post que irei fazer segunda.

Lombada: É a parte que fica entre a primeira e a quarta capa e é onde as folhas são coladas. Costuma trazer o logotipo da editora, o nome do autor e da obra.


Então esse post foi útil para você? Sanou suas dúvidas? Pois então não deixem de comentar falando o que você acha dessas informações e sobre o uso da orelha do livro como marca páginas.


26 Comentários

  1. Olá Rayssa,

    achei muito legal as explicações sobre os tipos de capas, gosto muito então de trade paperback e hardback. Achei super legal as explicações dos tipos de capa, confesso que não conhecia esses detalhes técnicos de um livro. Obrigado, adorei o post. bjusss.
    www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que eu tenha atingido meu objetivo com esse post. Eu também não sabia muito desses detalhes técnicos, fiquei curiosa sobre isso, pesquisei e decidi trazer um pouco do que apredi à vocês, meus aprendizes lindos.
      Fique de olho que segunda-feira tem mais posts sobre isso.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  2. Ooi! Eu achava que a edição de bolso é mais barata por causa do tamanho do livro Kkkkk Eu não sabia que envolvia a qualidade do papel, etc. Muito interessante essa postagem! E não só para escritores, mas para aqueles que tem curiosidade mesmo de diferenciar uma capa da outra e mais.
    Beeijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu também achava isso. Essa pesquisa me ensinou muitas coisas que eu não sabia. Fico feliz que tenha gostado.
      Fique de olho aqui no blog pois segunda estarei postando a terceira parte de Decompondo um Livro.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  3. Bacana, Rayssa! Com certeza vai ajudar muito os escritores que estão procurando boas edições para seus livros e que não têm muita informação sobre isso. Vou esperar as outras matérias da trilogia!
    Já estou seguindo seu blog e vou acompanhar!
    Abraço!

    | PSYCHOTECA - http://goo.gl/3gdcYi |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero mesmo que possa ajudar. Já vi gente que se arrependeu por não saber esses termos técnicos. Fico feliz com isso e espero que os próximos posts da trilogia possam vir a ensinar muito mais.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  4. Oi, achei bem legal explicar os tipos de capas e descrevê-las. Para quem é autor iniciante e está procurando uma editora para publicar seu livro, essas inforamções acabam sendo muito importantes. Eu não sabia dessas coisas e gostei de saber. Adorei a ideia da postagem. Quero ver a continuação dele.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, fico feliz de verdade em saber que você gostou. Não só aos escritores, espero que esses posts ajudem também os leitores na hora de fazer uma crítica ou então na hora da compra de um livro.
      Agradeço por sua visita.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  5. Que post mais útli, moça! eu desconhecia a maioria das informações e acabo de descobrir que meus formatos preferidos são o hardcover e o harback. Que legal! muito bom ler um post e sair com mais cultura útil. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que eu tenha ajudado você! Esses dois também são os meus favoritos, no entanto, o paperback e o brochura são predominantes em minha estante. Sou grata pelos elogios, de verdade. Espero que os outros posts possam vir a edificá-la ainda mais!

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  6. Informações mto úteis, Rayssa!
    Inclusive salvei pq, se tudo der certo, logo estarei negociando exatamente essas coisas com as editoras =]

    Bjo
    Coordenadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pam!
      Fico muito feliz que eu tenha ajudado, e realmente espero que dê tudo certo pra você.
      Sucesso!

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  7. Ooi Raissa,
    Amei o post, se me perguntassem o que era segunda e terceira capa não saberia o que dizer haha
    Já estou ansiosa pelos próximos...
    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catrine.
      Antes de fazer as pesquisas para esse post eu também não saberia responder. Kkkkkkkkk Fico felizem saber que tenha gostado.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  8. Olá Rayssa, tudo bem?
    Adorei as suas explicações acerca das partes do livro e do que ele é composto, pois tem muita gente que não conhece os termos. Eu prefiro livros Hardcover e Hardback (capa dura), mas infelizmente poucas editoras produzem livros nesse formato.
    Parabéns pela iniciativa, muito bom.
    Beijos, Luan. :)

    http://carpediemliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem sim.
      Fico muito feliz em saber que você gostou. Esses dois também são meus preferidos, mas o que você falou, infelizmente, é verdade.
      Obrigada pelo elogio e pela visita. Espero vê-lo mais vezes por aqui, Luan.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  9. Bem útil para usar os nomes certos. valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, não é?
      Eu que agradeço!

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  10. Oi. Muito legal sua dedicação em explicar tudo em detalhes.
    Adorei.

    Beijos, Thay.
    http://www.leitoranamoda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thay.
      Fico muito grata pelos elogios, de verdade.
      Agradeço pela visita e espero vê-la mais vezes por aqui.


      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  11. Eu amo livros,respiro livros,vivo rodeada deles mas não sabia um terço do conteúdo desse post,vergonhoso eu sei,mas adorei conhecer mais essa parte tão importante dos meus amados livros,sim eu compro livros pela capa e tem vezes que elas me conquistam como amor a primeira vista e eu não consigo resistir.

    Post super interessante.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia.
      Livros são vida, não são??
      Não se sinta envergonhada, eu também não sabia nada sobre o assunto desse post e também compro livros, na maioria das vezes, pela capa.
      Fico feliz que o post tenha te agradado.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  12. Oi Rayssa,
    Muito legais as curiosidades, é sempre bom poder saber mais sobre essa nossa paixão, né?
    beijos
    www.prateleirasemfim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super legal, não??? Sim, é sim, parece que nossa paixão aumenta cada vez mais enquanto descubrimos mais coisas sobre nossos amados livros.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir
  13. Olá Rayssa!
    Esse post serviu bem para explicar a composição de capa de um livro. Confesso que não sabia muito sobre a capa dura, mas agora já não sou mais leiga nesse assunto.
    Adorei o seu post.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suelen!
      Fico feliz em saber que este post tenha lhe sido útil, é sempre um prazer compartilhar conhecimento com outras pessoas.
      Fico feliz com sua visita, espero vê-la mais vezes por aqui.

      Beijinhos da Mady.

      Excluir