Ler o livro ou ver o filme primeiro?

Olá a todos, sou Victor Reis, o novo colunista do blog. Vim aqui trazer para vocês esse assunto que achei muito interessante, afinal, o que é melhor, ver o filme antes de ler o livro ou ler o livro antes de ver o filme? Cada um tem seus prós e contras, então vamos analisar cada um.

Uma dádiva que os leitores de livro têm que os leitores de HQs e jogadores de vídeo game não têm, são filmes muito parecidos com os livros (Percy Jackson não conta), mas mesmo assim, o filme não consegue colocar tudo que o livro mostra. Uma das vantagens de quem leu o livro antes do filme é ver o que foi alterado e ver o quanto o mundo do filme que ele tanto gostou é vasto. Você já irá ter uma base dos filmes e irá entender mais sobre o filme que acabou de ver, isso é fantástico (minha sensação quando li o Silmarilion logo após ter visto O Senhor dos Anéis). Ou, caso o filme não tenha nada ver com o livro, ver o quanto o livro também é bom e às vezes acabar gostando dos dois, pois muitas vezes, pessoas odeiam o filme pelo fato que ele não tem nada haver com o livro, mas pra pessoa que nunca leu o livro, ele só vai avaliar se o filme é bom ou não ( O Lado Bom da Vida é um ótimo exemplo disso, além de Harry Potter e a Pedra Filosofal), mas para continuar desse jeito também há problemas, por exemplo, em sua imaginação. Quem leu Harry Potter depois que viu os filmes e imaginou a Hermione de outro jeito que não fosse igual a Emma Watson? Ou Hogwarts igual viu ela nos filmes? Isso é muito comum, mas o maior problema de ver o filme primeiro é que quando o filme parece o livro, qualquer surpresa acaba, ninguém que viu A Ordem da Fênix se surpreende no livro com a morte de Sirius, você já espera que algumas coisas aconteçam igual no livro, algumas mortes e alguns acontecimentos, às vezes fazendo você perder até o interesse na leitura por já saber o que vai acontecer (ou eu que sou chato mesmo?).
Coisa horrível........
Mas o outro lado não são as mil maravilhas também, a maior vantagem de ler o livro antes é que quando você ver o filme e ver as coisas como você imaginou em tela, é um momento magico que só quem leu e viu o filme entende, além do conhecimento que você já tem sobre o mundo em sua mente já é gigantesco, você entende cada referencia em tela, cada easter egg (além de não ficar dando haters na internet “há, porque as águias não levaram eles?”), quando você lê o livro, tudo é novo pra você, sua imaginação flui, você imagina o mundo inteiro em sua mente e se surpreende com cada momento do livro, você chora com as mortes no livro e depois vai chorar no cinema também (ou não). 
Doce imaginação......ou efeito de drogas.

Mas temos as desvantagens, como quando o filme não tem nada haver com o livro, dá muita raiva (Instrumentos Mortais). Além das caracterizações mal feitas, sério, quantas vezes não lemos no livro "e ela tinha cabelos vermelhos" e a menina aparece com cabelo loiro? Você espera muita coisa e muitas vezes acaba se frustrando por isso, pode se dizer até que quem leu primeiro pode se frustrar muito por ver um filme mal adaptado, o filme pode até ser legal, mas a raiva da adaptação mal feita é maior, você chega a ficar até mesmo chato (ou sou só eu mesmo?), reclamando de cada coisa do filme e não consegue apreciar ele mesmo se o filme for bom, mas um péssima adaptação.

Bem, tudo têm seu lado positivo e negativo, mas e você? O que prefere? Ler ou ver o filme primeiro? Coloquem aí nos comentários. Aqui é o Victor Reis e até a próxima.


2 Comentários

  1. Ler o livro primeiro, sempre! Ás vezes (sempre), eu tenho vontade de viajar até os EUA e tacar o livro na cara de toda a equipe que fez o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes a culpa não é nem da equipe, e sim da produtora que fica "há, mas o publico não vai gostar", caramba, se o povo gostou do livro, eles vão gostar do filme, e com toda certeza entendo sua vontade.

      Excluir